quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Trabalho submetido ao II SEPE


PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO PIBID - FILOSOFIA

Luana Pagno
Luciana Vanuza Gobi
Luiz Carlos de Abreu


     O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), através da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado na Escola de Educação Básica Coronel Lara Ribas, junto com turmas de 2o e 3o série do ensino médio. O programa tem como objetivo introduzir os acadêmicos do curso de Licenciatura em Filosofia no dia a dia escolar, para que os mesmo tenham um maior contato com o trabalho docente. Após um ano de trabalho os bolsistas desenvolveram diversas atividades, entre elas podemos citar: a realização de visitas à escola, no intuito de conhecer seu funcionamento; pesquisa acerca do acervo filosófico disponível na mesma, bem como o planejamento, do primeiro seminário de ética e politica, realizado na própria escola, em que os bolsistas foram responsáveis pela orientação dos alunos na leitura de textos clássicos de filosofia, para a elaboração e apresentação dos trabalhos.       
     Essa atividade nos proporcionou uma aproximação com os alunos. Quanto à apresentação observou que muitos alunos buscaram informações na Internet, assim fugindo do texto. Porém através das apresentações e das discussões foi possível retornar ao texto clássico, deste modo  passando a ideia central de cada autor para toda a sala, e não apenas para os grupos responsáveis pelo assunto. Desta forma, objetivamos através deste documento registrar a nossa experiência obtida neste primeiro ano de trabalho.

Palavras-chave: Pibid; Ensino Médio; Docente; Seminário de Ética e Política.


Nenhum comentário:

Postar um comentário