Sugestões de Filmes

PLANETA DOS MACACOS (1968)
Direção: Franklin J. Schaffner
Roteiro: Michael Wilson, Pierre Boulle, Rod Serling
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Ficção Científica, Mistério
Origem: EUA
Duração: 112 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: George Taylor (Charlton Heston), um astronauta americano, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se veem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala.
Fonte: Cinema cultura

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

LARANJA MECÂNICA (1971)
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Anthony Burgess, Stanley Kubrick
Gênero: Drama/Policial/Suspense
Origem: Inglaterra
Duração: 138 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
Fonte: Cinema cultura

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

GERMINAL (1993)
Direção: Claude Berri
Roteiro: Claude Berri, Arlette Langmann, Émile Zola
Gênero: Drama, Romance
Origem: França, Itália, Bélgica. 
Duração: 160 min
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: O filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França em relação à exploração de seus patrões.
Fonte: Filmes Épicos

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

MATRIX (1999)
Direção: Lana Wachowski, Andy Wachowski
Roteiro: Andy Wachowski, Lana Wachowski
Gênero: Ação/Ficção Científica
Origem: Estados Unidos
Duração: 136 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: Ficção Científica de ação que reinventou vários conceitos no gênero no final dos anos 90. Fala sobre o domínio das máquinas sobre os homens. Um grupo liderado por Morpheus está atrás do “One” – o escolhido – que, diz a profecia, libertará a raça humana dessas máquinas.
Fonte: Cinema cultura

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

CRONICAMENTE INVIÁVEL (2000)
Direção: Sergio Bianchi
RoteiroGustavo Steinberg; João Emanuel Carneiro
Gênero: Drama
Origem: Brasil
Duração: 102 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: Tendo como pano de fundo a vida de seis personagens, Cronicamente Inviável mostra a árdua tarefa de sobreviver física e mentalmente em meio ao caos da sociedade brasileira; dificuldade esta que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. As situações abordadas têm como fio condutor um restaurante num bairro rico de São Paulo, cujo dono é um homem de meia idade, refinado e acostumado com as boas maneiras, mas ao mesmo tempo irônico e pungente. Um escritor que realiza um passeio pelo país, buscando compreender os problemas de dominação e opressão social. Um garçom que se destaca por sua descendência européia, aspecto físico, boa instrução e insubordinação. Uma rica carioca preocupada em manter o mínimo de humanidade na relação com as pessoas de classe mais baixa. Seu marido acredita na racionalidade como forma de tirar proveito da bagunça típica do Brasil. E a gerente do restaurante, uma pessoa cativante, com um passado encoberto pelas várias histórias que costuma contar para os amigos e os refinados clientes do restaurante.
Fonte: Interfilmes

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

MORTE AO REI (2003)
Cineasta: Mike Barker
Gênero: Drama
Origem: EUA
Duração: 102 min
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: Inglaterra, 1645. A nação está em ruínas. A guerra civil que dividia o país terminou. Os Puritanos derrubaram o Rei Charles I (Rupert Everett), ganhando assim a batalha contra a corrupção. Surgem dois heróis pós-guerra: Lorde General Thomas Fairfax (Dougray Scott) e o General Oliver Cromwell (Tim Roth). A missão de ambos é unir e reformar o país. Fairfax, membro da aristocracia, quer uma reforma moderada enquanto Cromwell exige a execução do Rei. O rei deposto acredita que o seu reinado foi roubado por Fairfax e está determinado a reconquistá-lo. Encontra em Lady Anne Fairfax (Olivia Williams), uma simpatizante que se mantém fiel à monarquia. Fairfax se encontra cada vez mais dividido entre a fidelidade à esposa, Lady Anne, preservando sua classe social, e à causa revolucionária de seu companheiro. Cromwell age de forma cada vez mais agressiva e brutal e Fairfax percebe que precisa detê-lo, iniciando-se assim uma batalha onde a traição e a conspiração são as principais armas dos dois homens mais poderoso do país.
Fonte: Livraria cultura

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

MARIA ANTONIETA (2006)
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola
Gênero: Biografia, Drama, Histórico
Origem: Estados Unidos
Duração: 122 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: O filme mostra a vida de Maria Antonieta (Kirsten Dunst), uma jovem vienense que , em 1774, tornou-se a rainha da França. Às vésperas da Revolução Francesa, ela ficou conhecida entre a população por seus desinteresse político, um dos fatores que culminaram na vida violenta revolta popular contra a família real francesa.
Fonte: Filmes Épicos

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A ONDA (2008)
Cineasta: Dennis Gansel
Gênero: drama
Origem: Alemanha
Duração: 101 mim
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. B Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
Fonte: Cinema cultura

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

SERVIDÃO MODERNA (2009)
Gênero: Documentário, História
País de Origem: França
Duração: 52 minutos.

Sinopse: Servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.