Através do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, desenvolvido desde junho
de 2011, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, os Acadêmicos do
curso de Licenciatura em Filosofia que financiados de CAPS, atualmente desenvolvem
atividades na Escola de Educação Básica Coronel Lara Ribas.
O PIBID tem como
objetivo geral promovendo a integração entre educação superior e educação
básica. Inserindo alunos do ensino superior público em escolas, desta forma
procura contribuir tanto com a formação dos acadêmicos na medida em que lhes
aproximam do cotidiano escolar, bem como a qualidade na educação dos jovens
estudantes do ensino básico.
Já o Subprojeto Pibid –
Filosofia da UFFS tem como objetivos específicos: realizar inicialmente o levantamento
das principais dificuldades, enfrentadas pelos professores e pelos alunos
relativos ao ensino e a aprendizagem de Filosofia. Quanto isso já foram assinaladas
dificuldades tanto de nível teórico como de nível prático.
Desta forma uma das
nossas primeiras praticas foi a analise do material didático usado na escola,
entre eles encontramos o jornal “Mundo Jovem” e o livro “Convite à filosofia”
da escritora Marilena Chauí. Também foram realizados debates acerca do
Parâmetro Curricular Nacional, Parâmetro Curricular de Santa Cataria e o Plano
nacional de Educação. Durante nossas pesquisas concluímos que no campo prático
existe a dificuldade quanto a um método regular e eficiente de ensino de
filosofia decorre dos longos anos em que tal disciplina esteve ausente das escolas.
Frequentemente vemos a filosofia sendo ensinada de maneira historicista, ou
ainda de pautada em opiniões.
Enquanto que no campo prático foi observado e amplamente debatido o constante questionamento sofrido pela filosofia. Essa cultura questionadora em relação à filosofia, também pode ser associada por dois aspectos. Por se a filosofia uma disciplina que corriqueiramente questiona Ou ainda pelos longos anos em que ela passou distante das escolas, assim não se compreende sua utilidade Em consequência destas analises, foi definido que o PIBID – Filosofia inicialmente não trabalharia de forma direta com os alunos. Mas como já assinalávamos, conhecendo e avaliando as práticas utilizadas pelos professores, assim como os materiais didáticos usados. Em paralelo a isso ocorria a criação de plano de aula. E finalmente quando se obtiver posse de tais conhecimentos será realizado trabalho com contado direto aos alunos
Enquanto que no campo prático foi observado e amplamente debatido o constante questionamento sofrido pela filosofia. Essa cultura questionadora em relação à filosofia, também pode ser associada por dois aspectos. Por se a filosofia uma disciplina que corriqueiramente questiona Ou ainda pelos longos anos em que ela passou distante das escolas, assim não se compreende sua utilidade Em consequência destas analises, foi definido que o PIBID – Filosofia inicialmente não trabalharia de forma direta com os alunos. Mas como já assinalávamos, conhecendo e avaliando as práticas utilizadas pelos professores, assim como os materiais didáticos usados. Em paralelo a isso ocorria a criação de plano de aula. E finalmente quando se obtiver posse de tais conhecimentos será realizado trabalho com contado direto aos alunos
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